26 novembro 2011

0

Clube da Mafalda fala sobre Preservação Ambiental


Por Raiza Lucena

Foi realizada na última quarta, 23, a sétima oficina do Clube da Mafalda, que teve como tema o Meio Ambiente e a necessidade de sua preservação na atualidade. O objetivo da oficina foi discutir a relação sociedade e ambiente de uma forma bem dinâmica fazendo os estudantes questionarem as atitudes tomadas pelo homem, se elas estão prejudicando ou ajudando a natureza e o que eles poderiam fazer para ajudar. Para isso contamos com nosso mafaldino Gilmar, que se caracterizou de árvore para incentivar os questionamentos do nosso tema.


Gilmar caracterizado de árvore.

A oficina se iniciou com a Dinâmica da Reciclagem, da qual dividimos os alunos em meninos e meninas e cada grupo tinha que separar o lixo em seus devidos compartimentos: Papel, Plástico, Metal e Vidro. As meninas levaram a vitória separando corretamente e em menor tempo. 

Dinâmica Reciclagem: vitória das meninas.


Depois iniciamos a palestra e contamos com a participação das crianças para opinarem sobre o assunto e contar casos que vivenciaram (relacionados à consciência ecológica) e discutirem sobre as conseqüências da não preservação da natureza. Para nos auxiliar mostramos vídeos e tirinhas da Mafalda e do Tibica.



Palestra ministrada por Gilmar, Rebeca e Camila.


Após a palestra realizamos a produção das tirinhas com os alunos que não deixaram a desejar: fizeram tirinhas coloridas e bem criativas.

Produção de tirinhas.

Ao final da oficina, devido ao sucesso da caracterização do nosso mafaldino Gilmar, os alunos (e até a professora Orelinda) quiseram se vestir de árvore e tirar fotos. 




Com uma ajuda especial da nossa pequena mafaldina Isabella, as crianças receberam cartilhas para levarem para a casa. Nessa cartilha havia uma história em quadrinhos que falava sobre preservação ambiental. As crianças realmente gostaram da “surpresa” e se empolgaram em ler.

Isabella distribuindo as cartilhas.

Continuem nos acompanhando! Aproveitem e deixem um comentário: para nós é muito importante sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é muito importante para nós!