18 outubro 2011

0

Publicidade e propaganda no Clube da Mafalda

por Leandro Augusto


Nessa quarta-feira (19), a oficina do Clube da Mafalda abordará o tema Publicidade e Propaganda, com a intenção de mostrar aos alunos do 4º. ano que tipos de influências eles tem no dia-dia das propagandas veiculadas nos meios de comunicação.

A publicidade é a divulgação de produtos, empresas e serviços mostrando suas vantagens a fim de que o público adquira esses itens divulgados. A propaganda pode incluir esse aspecto, sendo que mais voltada para as questões de campanhas, como as governamentais,  não-governamentais e até mesmo de empresas privadas.


Sem sombra de dúvida, o Brasil tem um mercado publicitário muito bom, as melhores mentes desse setor estão aqui ou são daqui, as agências de comunicação brasileira arrecadam prêmios internacionais a cada ano. Mas por que debater esse tema, com alunos do ensino fundamental, jovens que estão na faixa etária de 10 a 12 anos?

Exatamente, porque a publicidade voltada para o público infantil é um tema polêmico. As crianças são vulneráveis as informações contidas em anúncios televisivos, virtuais e de revistas. Muitos pais para não contrariar as vontades infantis dos filhos acabam aceitando acordos, como se o filho estudar bastante ganhará o carro desejo, a boneca ou a roupa. Os pais com poucas condições se vendem em constantes situações de negação de um brinquedo aos filhos, por exemplo, porque a família precisa suprir outras necessidades, como alimentação e moradia.


A dificuldade surge na hora de explicar a criança que a família não está em condições financeiras de para lhe oferecer o país das maravilhas ou os superpoderes apresentados nas publicidades infantis.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, sua opinião é muito importante para nós!