24 maio 2011

6

Desigualdade social e a percepção infantil

por Leandro Augusto

No passado, o homem conviveu com vários conflitos sociais que na maioria das vezes tiveram suas projeções em guerras mundialmente conhecidas. Porém, um dos conflitos sociais modernos é a desigualdade social, que acontece com o enriquecimento vertical de uns e empobrecimento da maior parte do povo e é sobre esse assunto que o Clube da Mafalda vem essa semana trabalhar na sua oficina.

Em busca da igualdade entre as classes sociais, dos direitos iguais de todos determinados perante a lei, a Mafalda em suas tirinhas aborda esse tema com os debates de ideias entre seus amigos. Susanita, por exemplo, é a garota com maior status social, Mafalda não possui a mesma renda financeira que a amiga e assim é criado o cenário de conflito de modos de vida e de concepções de mundo. O que se percebe é que para o mundo infantil, no universo dessas crianças com quem nós do Clube da Mafalda trabalhamos, a desigualdade social existe concretamente, porém não é sentida e questionada pela falta desse senso crítico.


Desigualdade social é uma conversa de adultos que acaba afetando as crianças, os filhos de famílias de alunos da Escola Estadual Machado de Assis e de outras inúmeras pelo mundo a fora. Por isso, a importância de semear uma vontade de mudança nessas mentes juvenis para que compreendam que essa luta entre riqueza e pobreza, diferença de modos de vida, má distribuição de alimentos entre a nação, pode e deve ser combatida por eles que são o futuro dessa nação.

Dentro desse tema vamos trabalhar com duas músicas que vão ser o gancho para o debate entre a turma que são: Pobre dos Ricos (da série de TV Floribella) e História de Uma Gata (do musical Os Saltimbancos). Através da música, que é uma maneira rápida e lúdica de expor e aproximar o tema aos alunos, o debate será iniciado fazendo uma análise do contexto das letras e da realidade que eles percebem no cotidiano.


6 comentários:

Rebeca disse...

É um tema interessantíssimo para se tratar com as crianças, afinal elas sofrem as consequências dessa desigualdade sem saber exatamente o que está ocorrendo, além de, também, praticar a desigualdade social inconscientemente.Parabéns e boa sorte!

André Correia disse...

Que legal o tema. Tenho dois livros da Mafalda e são repletos de tiras sobre o tema.

Abraços

Clube da Mafalda disse...

Pô bacana, se quiser compartilhar com a gente, estamos de braços abertos :)

Clube da Mafalda disse...

A oficina de desigualdade social foi um sucesso, aguardem o nosso post sobre o que aconteceu na última quarta-feira, caros leitores :)

Cacau disse...

Poxa que legal esse tema, tomara que as crianças tenham assimilado esse conteúdo, BOa sorte a toda equipe. Que Deus os abençoe!

cleuter disse...

Gostei desta pauta!É o tipo de dicussão que anda faltando nas escolas!

Postar um comentário

Comente, sua opinião é muito importante para nós!